sexta-feira, 31 de maio de 2013





JESUS NAS MÃOS DE DEUS



A estratégia dum treinador que pretende ganhar títulos, tem que passar pela preparação física da equipa, de forma a que os jogadores suportem toda a época e não apenas parte dela. Qualquer equipa só levanta trofeus no final da temporada.
Durante as 3 épocas que Jorge Jesus leva no Benfica, a equipa falhou sempre nos dois ou três últimos meses finais. Este ano começou a notar-se na Turquia, no jogo contra o Fenerbahçe, contra quem não perdeu por 2 ou 3 porque ainda brilhava a estrelinha - e durou até ao jogo do Estoril, depois apagou-se.




Jorge Jesus não é o meu treinador - desde a primeira época, quando foi campeão por não ter adversários à altura (excepto, talvez, um Braga aguerrido mas deslumbrado).


Joeje Jesus de joelhos no Benfica-Estoril (2012/2013)

Desisti dele quando se ajoelhou no Benfica-Estoril de 6 de Maio de 2013. Um treinador dá o corpo às balas e orienta os seus jogadores; ajoelhar-se é desistir e por nas mãos de Deus o que apenas aos homens diz respeito.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O HÁBITO DA MÁQUINA DE CALCULAR


Estão aqui alguns dos melhores jogadores do mundo, habituados a rotinas de treino de alguns dos melhores clubes europeus.
Então, gostava que me explicassem como conseguem ser tão mediocres quando jogam pela Seleção Nacional!
O jogo de dia 7 de junho contra a Rússia é mais que um jogo decisivo - pelo menos para a fase de apuramento para o Mundial do Brasil; é, acima de tudo, um jogo de afirmação - enquanto equipa e enquanto jogadores.
LIXO?
"Eles mandam-nos lixo, nós devolvemos arte"

A sociedade ocidental produz lixo às toneladas; e não falo só daquele que mandamos para o caixote, falo também daquele que mantemos guardado nas gavetas de casa, que enche as habitações de unitilidades.
Mas há quem saiba que o lixo pode ser mais que "lixo":




Afinal, há lixo e lixo!...

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Os golos valem ouro no futebol moderno e os homens-golo são pagos na mesma proporção, à grama.
É por isso que os grandes clubes gastam fortunas em grandes guarda-redes, aquele último jogador que faz a frustração do ponta-de-lança adversário ou de toda a sua equipa.
Não tirando a culpa do treinador Jorge Jesus, Artur Moraes - que salvou o Benfica em diversas ocasiões -,  foi o carrasco que deu à equipa a época frustrante de teve.

Benfica-Estoril 0-1


Benfica-Guimarães 1-2
As equipas que procuram a glória não se podem dar ao luxo de ter guarda-redes que falham nos momentos decisivos, mesmo que para trás fiquem um conjunto de jogos brilhantes. É naquele instante, que faz a diferença entre o 1º e o 2º, que esta última parede não pode falhar.
Aqui estão dois homens (entre outros) que esta época de 2012/2013 fizeram a diferença:

Manuel Neuer (Byern Munich)

Roman Weidenfeller (Boroussia Dortmund)
Para o ano que vem, haverá mais!...

terça-feira, 28 de maio de 2013

Querem mesmo a minha opinião? Fabio Capello ou Marcello Lippi. Mas despachem-se antes que alguém os vá buscar!

Então, está de saida ou fechou-se em casa? Decidam-se!

Resumindo: do F.C.Porto - que foi campeão - e do Vitória de Guimarães - que ganhou a Taça de Portugal -, fala-se pouco ou nada!...

AS CORES DA COISA

O futebol não é racional senão chamava-se xadrez ou snooker. O futebol é um desporto emotivo (dentro e fora do campo) e é por isso que move multidões.
Em instantes passa-se do estado de euforia mais exuberante ao estado de depressão mais profunda e isso é uma caracteristica que nenhum outro desporto transmite. Um golo faz a diferença entre um sentimento e o outro; um minuto transforma o melhor e mais carinhoso pai num assassino em potência.
É por isso que se faz uma enorme confusão entre as cores e os adversários. Não "sou azul", não "gosto de verde", "odeio os vermelhos".
Quando olho para os meus tubos de tinta, fico a pensar que gosto de verde e de azul, uso muito preto e branco e é muito dificil encontrar exactamente aquele vermelho que procuro!

segunda-feira, 27 de maio de 2013

NEM TUDO FOI MAU?

Hoje em Portugal fala-se de futebol. O Vitória Sport Clube, da cidade de Guimarães, conquitou a Taça de Portugal ganhando 2-1 a final contra o Sport Lisboa e Benfica.

Não era nada que os benfiquistas mais conscientes já não estivessem à espera, depois das derrotas no Dragão e de Amesterdão contra o Chelsea.
Mas nem tudo foi mau, embora neste país em crise o futebol pareça ser o rei de todos os males. O mesmo Sport Lisboa e Benfica sagrou-se campeão nacional de Basquetebol, vencendo a Académica de Coimbra por 77-91.

Os mesmo adeptos que ontem sairam do Estádio Nacional 10 minutos antes do fim do jogo - não se ajoelharam como o treinador, mas abandonaram a equipa depois de uma época (quase) brilhante - esqueceram-se de, depois de assobiar uns jogadores à entrada da Luz, ir aplaudir outros que suaram.

No meio, ninguém parece ter reparado que o selecionador Paulo Bento divulgou a lista de convocados para o jogo (decisivo) contra a Rússia no próximo dia 7 de Junho:

Lista dos 25 convocados: Guarda-redes: Beto (Sevilha/Esp), Eduardo (Istambul BB/Tur) e Rui  Patrício (Sporting); Defesas: Bruno Alves (Zenit/Rus), Fábio Coentrão (Real Madrid/Esp), Sereno  (Valladolid/Esp)), João Pereira (Valência/Esp), Luís Neto (Zenit/Rus), Sílvio  (Deportivo/Esp) e Ricardo Costa (Valência/Esp); Médios: Custódio (Sporting de Braga), João Moutinho (FC Porto), Miguel  Veloso (Dínamo Kiev/Ucr), Raúl Meireles (Fenerbahçe/Tur), Ruben Amorim (Sporting  de Braga), Ruben Micael (Sporting de Braga) e André Martins (Sporting); Avançados: Vieirinha (Wolfsburgo/Ale), Cristiano Ronaldo (Real Madrid/Esp),  Danny (Zenit/Rus), Hugo Almeida (Besiktas/Tur), Hélder Postiga (Saragoça/Esp),  Silvestre Varela (FC Porto), Nani (Manchester United/Ing) e Nelson Oliveira  (Deportivo/Esp).