quarta-feira, 30 de abril de 2014

ACABE-SE A CONVERSA; VAMOS AO JOGO!

Desde o início, este blog sempre pretendeu publicar notícias em vez de opiniões, porque dessas há muito pela net, particularmente focadas em atletas portugueses, seja qual for a modalidade desportiva que pratiquem.


Simpatizo com o Benfica e com o Barcelona, gosto (em particular) de futebol, snooker - e futebol - e formula 1 - e futebol - e velocidade em 2, 3 ou 4 rodas e sou adepto entusiasta de manifestações multi-desportivas como os Jogos Olímpicos, em que tanto vibro com a final de ginástica como com a final de andebol.


Não alinho em teorias da conspiração e acredito que para Michel Platini, presidente da UEFA, é-lhe indiferente o finalista da Liga Europa.


Enquanto jogador extraordinário - um dos melhores de todos os tempos - conhece o sabor amargo da derrota e o glorioso sabor da vitória, que só pode ser degustado em todo o seu esplendor, quando o desafio é disputado de igual para igual.


Todo o barulho feito à volta do jogo entre a Juventus e o Benfica é uma luta desesperada de ambos - italianos e portugueses - perante as dificuldades que se preveem na 5ª-feira. O jogo é difícil para ambos, com uma pequena (aparente) vantagem para os encarnados, mas ambos vão ter de apelar às suas melhores qualidades para superarem a eliminatória.


É conhecida de todos a simpatia de Platini pela França e pela Juventus. Mas o Benfica e a Juventus, em luta desportiva pelo segundo troféu mais disputado da Europa futebolística, teem de se preocupar consigo próprios. O jogo disputa-se amanhã entre quatro linhas mágicas... E não acredito que o presidente da UEFA ainda tenha idade e potencial físico para ir lá abaixo ajudar seja quem for! - Por muito que isso lhe apeteça!...


Os grandes árbitros - e temos tantos exemplos - não se vendem. E os que se vendem (se é que algum se vende!...) não controlam 90 minutos de jogo intenso. As equipas teem, pelo menos, hora e meia para decidir a seu favor um jogo fundamental para ambos, por isso a Juventus e o Benfica estão entregues a si próprios, às suas competências e às suas aptidões. Vamos ao Jogo!

MUNDIAL DE TÉNIS DE MESA




Portugal venceu os dois primeiros jogos do Mundial de Ténis de Mesa, a decorrer em Tóqui, o primeiro contra Hungria, por 3-0, e segundo a França, por 3-1, seguindo invicta. Marcos Freitas, Tiago Apolónia e João Monteiro foram os representantes da equipa lusa. Hoje, a seleção masculina tem dois jogos, primeiro com a Grécia e depois com o Japão.


A mesma sorte não teve a seleção feminina, onde alinharam Rita Fins, Ana Neves e Leila Oliveira, que perdeu s os seus encontros desta terça-feira, contra a Índia, por 3-1, e contra a Bulgária, por 3-2. Hoje, irá defrontar a Nigéria.

UMA LUZ AO FUNDO DA CHAMPIONS



Não é tanto a vitória do Real Madrid que surpreende - tão previsível como o seu oposto - mas os números que envolve, num jogo entre equipas igualmente habilitadas.

Uma vitória contra o Bayern de Munique, por 4 golos sem resposta, bem no interior da sua Arena, não é resultado que alguém previsse antes de começar o jogo.
Cumprio-se uma tradição da Liga dos Campeões: até hoje, desde o inicio da competição nos moldes actuais, nenhuma equipa renovou o título europeu.

Ainda hoje mais dois portugueses, estes em lados diferentes da barricada, vão disputar o lugar em aberto para a final de Lisboa. Ou José Mourinho ou o médio Tiago vão estar no Estádio da Luz, juntando-se a Cristiano Ronaldo e Fábio Coentrão. A Europa do futebol é, cada vez mais, portuguesa!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

MARC MARQUEZ, PARA NÃO VARIAR



Marc Marquez, campeão do mundo em título, venceu o Grande Prémio da Argentina, disputado ontem, conseguindo o pleno de três vitórias em três corridas, nesta época de 2014.


Os outros lugares do pódio foram ocupados por Dani Pedrosa, compatriota e companheiro de equipa de Marquez, e por Jorge Lourenzo, piloto da Yamaha.


Marc Marquez, que era uma espécie de "homem a abater" no inicio da temporada, está lançado para renovar o título conquistado em 2013.


MENINAS DO FUTEBOL VÃO A BELÉM

Estádio do Restelo
No dia 22 de maio, o estádio do Restelo vai receber a final da Liga dos Campeões de futebol feminino, cujas equipas já estão apuradas.

Jogadoras do Tyreso
São o Wolfsburgo da Alemanha, campeãs em título, e o Tyreso da Suécia, que conta nas suas fileiras com a brasileira Marta, eleita por cinco vezes melhor jogadora do Mundo.

Jogadoras do Wolfsburgo

ATRAPALHAÇÃO E SACRIFÍCIO


A roleta dos penaltis resolveu um jogo desinteressante, mastigado, em que o Porto teve elevada percentagem de posse de bola, mas que a incapacidade dos seus artilheiros ou algumas brilhantes intervenções de Oblak, tornaram infrutífera.


A expulsão de Steven Vitória aos 32 minutos podia ter dado uma vantagem preciosa ao Porto, mas na verdade o que aconteceu foi que, perante o domínio dos Dragões, o Benfica uniu-se numa missão de sacrifício.


Durante cerca de uma hora, o Benfica suportou a avalanche portista, que afinal não passava de atrapalhação perante a incapacidade dos seus atacantes resolverem um jogo que podia ter sido fácil. Algumas perdidas de Jackson Martinez - que encontrou em Oblak um guarda redes seguro e corajoso - ditaram o 0-0 final.


Cerca dos 65 minutos, com a entrada de Markovic e Enzo Pérez, aos 78 minutos, o Benfica equilibrou o jogo e conseguiu manter o Porto mais perto da sua baliza, mas sem consequência práticas, já que nunca ameaçou verdadeiramente a baliza de Fabiano.


A decisão por penaltis acabou por beneficiar o Benfica, que converteu 4 penalidades contra 3 do Porto.


Agora o Benfica vai defrontar o Rio Ave na final, apadrinhando uma época brilhante da equipa de Vila do Conde, que ainda irá disputar a final da Taça de Portugal contra o mesmo Benfica.

 

domingo, 27 de abril de 2014

MENOR?


A Taça da Liga sempre foi visto como um troféu menor do calendário nacional. Mas este ano a sorte ditou um Porto-Benfica para acesso à final e, por razões diferentes, esta competição ganhou um entusiasmo inesperado.


Habituado a disputar todos os troféus em que se envolve, o Porto vive uma época absolutamente frustrante, afastado do campeonato, da Taça de Portugal e das competições europeias. Por isso, este troféu, desdenhado no inicio, ganha uma importância vital para os lados do Dragão.


Tudo isto, aliado à forma pouco clara como atingiu estas meias finais, o jogo de hoje é muito mais que um simples Porto-Benfica. É a salvação da época para os homens do norte.
O Benfica começa a parecer cansado, mas o cansaço de quem ganha é diferente do cansaço de quem perde. Se emocionalmente os encarnados podem ter alguma vantagem, sabemos como o Porto pode ser perigoso quando sente o orgulho ferido. Um grande jogo em perspetiva!

 
 



sexta-feira, 25 de abril de 2014

JUDO: BRONZE NOS EUROPEUS


A portuguesa Telma Monteiro conquistou a medalha de bronze, na categoria -57 quilos, no campeonato da Europa de judo, a decorrer em Montpellier, França. É a sua 10ª medalha em 10 participações em Europeus.


No último combate, Telma Monteiro ganhou por "ippon" contra a romena Corina Caprioriu. 
Telma Monteiro começou a prova com uma vitória sobre a Suiça Emilie Amaron, sendo depois derrotada pela austríaca Sabrina Filzmoser. Nas repescagens, começou por afastar a atleta da Hungria Hedvig Karakas e, por fim, derrotou Caprioriu.

15 MINUTOS PARA COMEÇAR; 15 MINUTOS PARA ACABAR


Vários sentimentos podem ser descritos nesta vitória do Benfica sobre a Juventus: o primeiro é que o resultado de 2-1 é o mais perigoso num jogo europeu, onde os golos fora contam a dobrar; o segundo é o sentimento de que o Benfica dificilmente deixará de marcar em Turim, como aliás tem feito em todos os jogos.

As equipas italianas são de um rigor tático exasperante, exímias a defender e mortais no contra ataque. Se é verdade que o Benfica já ultrapassou outros "autocarros" defensivos, a verdade é que nenhum deles era, ao mesmo tempo, "autocarro" e "carro de luxo".


O jogo de ontem, na Luz, teve três momentos distintos, onde vimos dois Benficas diferentes: os primeiros 15 minutos, em que o Benfica dominou e fez o 1-0 por Garay; depois, todo o resto do jogo em que a Juventus foi dominadora e chegou ao empate, aos 72 minutos por Carlitos Tévez; e finalmente o regresso do Benfica inicial, durante os últimos 15 minutos, em que Lima fez o 2-1. Veremos qual destes dois Benficas teremos em Turim para a semana!
 

quinta-feira, 24 de abril de 2014

DE LISBOA A TURIM

VÍDEOS:
Nesta fase da competição e entre equipas de igual nível, um golo vale ouro. Excelente resultado para o Real Madrid; não tanto para o Chelsea, embora todos digam o contrário, já que em Londres vai ter de haver golos, o que pode ser um pau de dois bicos. De hoje a uma semana estará completo o grupo dos visitantes a Lisboa.



Liga Europa
Nessa Lisboa, que espera os senhoras da Liga dos Campeões, o Benfica recebe hoje a Juventus, a equipa de Turim, onde os encarnados vão queres ir duas vezes, uma delas para disputar a final com Sevilha ou Valência.
 
 

terça-feira, 22 de abril de 2014

PALAU BLAUGRANA EM CAMP NOU RECEBE FINAL-FOUR DE HÓQUEI



Palau Blaugrana
Foi anunciado hoje, pelo Comité Europeu de Hóquei em Patins, que  Barcelona será a cidade-sede da final-four da Liga Europeia, a disputar em 3 e 4 de maio.

Park Güell, Barcelona
Os encontros vão ser disputados entre Barcelona e Benfica, no primeiro jogo, e Porto e Vendrell, no segundo jogo.


Las Ramblas, Barcelona
Estes encontros das meias-finais da prova,  serão dispotados no magnifico Palau Blaugrana, a casa das modalidades do Barcelona.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

VOLEIBAL: CASTÊLO DA MAIA VENCE TAÇA

Foto: A Bola
O Castêlo da Maia conquistou, ontem em Coimbra a sua 6ª Taça de Portugal masculina, ao  derrotar o Fonte Bastardo por 3-2, com os parciais de 22-25, 20-25, 25-22, 25-17 e 15-9.
A equipa do Fonte Bastarado, detentora do troféu da época passada, entrou forte na partida e venceu os dois primeiros sets, mas acabou por permitir a recuperação  do do Castêlo da Maia, que viriam a ganhar na negra.


O Fonte Bastardo tem de concentrar-se agora no Benfica e no play-off do título nacional.

HÓQUEI EM PATINS: TAÇA LATINA



A seleção portuguesa sub-23 conquistou, ontem, no Pavilhão de Monserrate em Viana do Castelo, pela 12.ª vez, a Taça Latina, ao vencer a Espanha por 3-2, com golos de Pedro Vaz, Hélder Nunes e Telmo Pinto.

Portugal somou por vitórias todos os jogos realizados na prova. Franceses conquistaram o 3º lugar, ao bater a Itália por 7-2.

Pedro Vaz (foto ASF)
Foto: A Bola



MATEMÁTICAS


VÍDEO:





O Campeonato acabou? Talvez para Benfica, Sporting e mais algumas equipas do meio da tabela, cujos objetivos não eram mais que manter-se entre os grandes desta Liga Zon-Sagres. Mas se olharmos com atenção, o Estoril ainda pode chegar ao 3º lugar - embora seja uma guerra que o Porto dificilmente deixará de ganhar - e o Nacional ainda pode chegar ao 4º lugar do Estoril;. nos últimos, Belenenses, Paços de Ferreira e Olhanense ainda podem trocar de lugar entre si.
O resto é estatística: mais um campeonato para o Benfica - que tem, a espaços, contrariado a superioridade esmagadora do Porto - e o regresso do Sporting ao topo da tabela, de onde andava ausente desde a era de Paulo Bento.