quinta-feira, 1 de outubro de 2015

NOITE(S) DE GLÓRIA




Não há comparação entre o poderio económico do Chelsea e o Porto, ou entre o Atlético Madrid e o Benfica, por isso, estas vitórias são tanto mais importantes quanto a lenda de David e Golias. Foram vitórias feitas de sangue suor e lágrimas, com um trabalho coletivo exemplar, conseguidas com muito mais amor à camisola que ao dinheiro.

 
 
 

Se o Porto está habituado a estas noites europeias, o Benfica, por outro lado, atravessa um longo deserto de glória na Liga dos Campeões, fruto de uma (má) politica de opções competitivas. O facto de os encarnados terem entrado em campo com os olhos postos na baliza espanhola, perece demonstrar uma alteração importante naquilo que esperam conquistar esta época, para além da opção desportiva: a introdução na equipa de jovens da sua própria formação, tendo ontem enfrentado, pela primeira vez, um ambiente como o do Vicent Calderón em noite de Liga dos Campeões, coisa que, acreditem, é de meter medo a qualquer adversário.


O Porto esteve sempre à frente do resultado e apenas ao sair para o intervalo consentiu algum equilíbrio da parte do Chelsea. Com uma segunda parte brilhante a todos os níveis, anulou os pontos fortes dos ingleses e fez uso da sua enorme alma de Dragão para ganhar um jogo difícil. Os homens de Londres vão feridos e esperem uma receção demoníaca em Londres no jogo da segunda volta.


O Benfica fez o oposto: esteve a perder, entrou no jogo à "espera para ver" - o que é sempre má atitude contra espanhóis aguerridos como o Atlético Madrid. Depois levantou a cabeça e, levado por Gaitán, deu a volta ao resultado mesmo no meio do Vicent Canderón.

Infelizmente, alguns adeptos benfiquistas, com mau espírito desportivo, estragaram a festa encarnada, e vamos ver quanto isso irá custar à equipa portuguesa - quando sabemos que, no caso da UEFA, não será certamente pouco. As desculpas do presidente, dirigidas aos adeptos madrilenos, não servem de nada para o Conselho de Justiça da UEFA. O problema vai sair caro
 

Hoje temos Liga Europa, temos Sporting, Braga e Belenenses. A experiência de cada um é diferente nestas andanças europeias, onde os rapazes de Belém estão em nítida desvantagem. Mas o treinador Sá Pinto não é homem para se ficar a olhar se tentam agredi-lo, acredito que os jogadores do Restelo vão surpreender muita gente. Esperemos que seja mais uma noite de glória para o futebol português.


Sem comentários:

Enviar um comentário