segunda-feira, 26 de outubro de 2015

GANHAR EM DOIS JOGOS



O Sporting fez um jogo espetacular na Luz? Talvez - ou, pelo menos, é o que dá a entender os números do resultado -, mas o mais espetacular, é a dificuldade, que se vai acentuando de jogo para jogo, do Benfica conseguir criar verdadeiras oportunidades de golo.
O guarda redes Rui Patrício foi pouco mais que um espetador durante os 90 minutos e, do pouco trabalho que teve, nenhum, ou quase nenhum, representou verdadeiro perigo para a sua baliza.
O Benfica foi o mais perigoso adversário de si próprio.


Restava ao Porto manter-se colado ao primeiro ligar da classificação, coisa que não conseguiu ao empatar com o Braga em casa, deixando o Sporting isolado no comando da Primeira Liga.


Dizia o treinador Jorge Jesus que tinha começado a época com a clara intenção de colocar o Sporting junto do Benfica e do Porto na disputa dos troféus nacionais. Afinal, conseguiu, para já, muito mais que isso. Atirou os encarnados para 8º lugar e ganhou mais 2 pontos no Dragão, mesmo sem ainda lá ter jogado.


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

FADO, FÁTIMA E FUTEBOL


O Povo está contente. O sorteio da 4º eliminatória da Taça de Portugal, a disputar a 22 e 23 de Novembro próximo, ditou um Sporting-Benfica para animar.



FAZER O PLENO



















VÍDEOS:

As três equipas portuguesas a disputar a Liga Europa, conseguiram ontem terminar a jornada com o pleno de vitórias, com destaque óbvio para o Belenenses, que foi à Suíça ganhar por 1-2, frente ao Basileia.































A meio da fase de grupos, quer Sporting, quer Braga, quer Belenenses, encontram-se em excelente posição de conseguir passar à segunda fase da competição, desde que mantenham o nível competitivo de ontem.

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

SABER CONTABILIZAR




Depois da euforia da vitória em Madrid, que parecia ter (re)colocado o Benfica na rota das glórias europeias - depois de meia década de mediocridade desconcertante -, os encarnados regressaram à terra na Turquia.
A derrota contra o Galatasaray não foi tanto fruto da inferioridade encarnada, mas muito mais consequência duma falta de eficácia que parece regressar a espaços à equipa da Luz. A grande diferença entre turcos e portugueses, foi a contabilização em golos dos períodos em que cada um dominou o adversário.


















Ao mesmo tempo, o Porto cumpriu a sua obrigação e ganhou aos Israelitas do MacCabi de Telaviv - que até podem ser uma das melhores equipas da Europa, mas é em basquetebol!. Sem ser brilhante, talvez já a pensar no Braga deste fim de semana, os azuis e brancos dominaram e marcaram, gerindo depois o tempo a seu favor.











































Hoje é dia de Liga Europa e de entrarem em campo o Sporting contra os albaneses do Skenderbeu , o Braga contra os franceses do Olympique e o Belenenses, que vai à Suíça jogar contra o Basileia.

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

A LEI DE GOLIAS


VÍDEOS:

Com exceção do Moreirense, Tondela e Vitória de Guimarães - eliminados respetivamente pelo Aves, Gil Vicente e Penafiel, todos da 2ª Liga -, imperou a lei do mais forte nesta 3ª eliminatória da Taça de Portugal.

O sorteio da 4ª eliminatória está marcado para 23 de Outubro.































sábado, 17 de outubro de 2015

UMA FESTA DO CANECO


Começou ontem a festa da 3ª eliminatória da Taça de Portugal, já com todas as equipas presentes. É a competição em que os pequenos podem ser grandes e, muitas vezes, os grandes parecem pequenos; é a festa que vai a casa dos pobres, servida em bandeja de prata pelos ricos.












quarta-feira, 14 de outubro de 2015

OITO OU OITENTA


Enquanto os pupilos de Fernando Santos vivem de vitórias conseguidas pela diferença mínima - não é uma critica, apenas a constatação de um facto -, os pupilos de Rui Jorge, na categoria de Sub-21, vão despachando os adversários com goleadas.


Mesmo no último jogo de apuramento para o Euro/2016, onde Portugal, pela primeira vez em muitos anos, entrou descontraído e sem pressão, a seleção decidiu que a Sérvia havia de marcar o golinho da ordem, conseguindo manter o jogo empatado, até sair do banco João Moutinho - o mais improvável dos goleadores -, para resolver a partida a favor dos portugueses.



A seleção de sub-21, por outro lado, depois de ganhar 2-0 à Hungria, foi à Grécia ganhar por 4-0, abrindo, cada vez mais, o caminho para o Europeu de 2017.




sexta-feira, 9 de outubro de 2015

CALCULADORA NO LIXO



Não me lembro de Portugal entrar no último jogo de qualquer qualificação, com o problema do apuramento resolvido. O hábito enraizado é de andar a fazer contas e continhas, de coração na mão, enquanto lá em baixo, no relvado, os jogadores fazem das tripas coração, para não irem todos para casa antes da fase final.

 

Reconheço que tive algumas dúvidas acerca da escolha de Fernando Santos para selecionador, mas acabou por fazer a melhor qualificação de sempre de Portugal, com 6 vitórias consecutivas e está concluído o apuramento para o Euro/2016.


Para quem tinha obrigatoriamente de ganhar, a Dinamarca fez muito pouco e só não chegou ao intervalo a perder, porque aos 39 minutos a barra impediu o golo de Nani. Portugal esteve sempre mais perto de marcar, esteve sempre mais perto da baliza de Kasper Schmeichel, apesar de durante alguns breves instantes e a espaços, os dinamarqueses tentarem pegar no jogo e controlar as operações.


O inicio da segunda parte revelou uma nova Dinamarca... Durante 5 ou 10 minutos!... Aos 47 minutos Bendtner atira uma bola ao poste, que Rui Patrício seria incapaz de defender e Portugal abanou um pouco, falhando passes, não conseguindo ligar as jogadas de ataque, que morriam no meio campo.


Mas, por volta dos 60 minutos, Ronaldo e Tiago decidiram colocar a Dinamarca em sentido novamente. Um remate do primeiro, com recarga do segundo, foi brilhantemente salvo por Schmeichel - tal pai, tal filho!


Quando João Moutinho marcou para Portugal, aos 66 minutos, já o jogo estava na toada da primeira parte, com a equipa nacional a controlar as operações, segura e confiante. A equipa portuguesa foi sempre competente e consistente, impedindo o adversário de colocar em campo o seu jogo, salvo raras exceções que não duraram mais do que minutos.


Hoje vai jogar a seleção de sub-21, para o apuramento do campeonato da Europa da categoria. Os pupilos de Rui Jorge teem feito um percurso brilhante nos últimos anos e alguns dos jogadores chamados à equipa jovem, foram ontem decisivos no jogo de Portugal contra a Dinamarca.




segunda-feira, 5 de outubro de 2015

CABAZ CHEIO



VÍDEOS:

Enquanto o nevoeiro obrigou o União-Benfica a ser adiado para data a anunciar - que pode vir a ser um problema, dado os compromissos europeus do Benfica e os jogos decisivos da Seleção Nacional -, o Rio Ave aproveitou para ocupar o 3º lugar da classificação.
Se o adiamento será vantajoso para alguma das equipas, só o futuro o dirá. Enquanto joga e não joga, o Benfica pode acalmar da euforia da vitória em Madrid para a Liga dos Campeões.


No topo da tabela, Porto e Sporting ganharam os seus jogos com goleadas e isolaram-se no 1º lugar. Dia 25 de Outubro o derby lisboeta vai ajudar a esclarecer algumas coisas nos primeiros lugares... Ou não?...
Seja qual for o resultado do Benfica-Sporting daqui a 20 dias, o Porto vai continuar lá em cima, desde que faça o seu próprio trabalho.


sexta-feira, 2 de outubro de 2015

DECIBÉIS DE FRUSTRAÇÃO

O Estádio Olímpico Atatürk - casa do Besiktas - está no pódio do apoio à sua equipa, onde foram medidos nada mais que 132 decibéis de ruído. Recorde-se que a Organização Mundial de Saúde aconselha o uso de auscultadores a partir de 100 decibéis.
Foi aqui que o Sporting jogou ontem.



O Sporting demorou 10 minutos a pensar na morte da bezerra e depois pegou no jogo. Encostou o Besiktas à sua baliza e chegou ao intervalo a ganhar 1-0, apenas porque os seus avançados decidiram falhar quase todas as oportunidades que a equipa criava - e foram muitas!

Enquanto o meio campo mostrava autoridade, com William Carvalho em destaque, Bryan Ruiz apenas conseguiu marcar um golo de 3 ou 4 que a equipa criou.

Na segunda parte tudo foi diferente, o Besiktas sacudiu a pressão e empatou o jogo. O Sporting, que podia estar a ganhar por um resultado confortável, foi sufocado e saiu da Turquia com um empate, que até podia ser uma derrota.

Jorge Jesus já tornou claro que a Liga Europa não é uma prioridade, mas os Leões estão apenas a deitar dinheiro ao lixo, por muito pouco que seja - pelo menos, em comparação com a Liga dos Campeões.


O Braga, por seu lado, não desperdiça oportunidades de brilhar na Europa. Somou mais 3 pontos e vai em 1º lugar do grupo F. Do Belenenses (quase) ninguém esperava outra coisa: foi derrotado em casa pela super poderosa Fiorentina - atual líder do campeonato italiano.