terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O HÁBITO DE GANHAR

O Benfica parece estar a adquirir o hábito de ir ganhando sem jogar o necessário para isso. Pode ser suficiente quando se defronta equipas de nível inferior, mas, mais tarde ou mais cedo, os encarnados vão encontrar adversários de nível igual ou superior e, nessa altura, as coisas vão-se complicar.

www.abola.pt
 www.ojogo.pt

www.record.xl.pt

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

A IDIOTICE DE ESTAR VIVO


Viver, ou, se quiserem, estar vivo, é a mais completa das idiotices.


Michael Schumacher é o piloto de Formula 1 com mais títulos conquistados. Circulou a velocidades superiores a 300 km/h em pistas de dificuldade extrema, onde várias vezes deve ter feito sorrisos de gozo à morte.






Foi preciso ir de férias com o filho, reformado e em paz e sossego, para sofrer um acidente que o colocou (verdadeiramente) face a face com a agústia de viver!


domingo, 29 de dezembro de 2013

TAÇA DA LIGA: SPORTING 0 - 0 FABIANO


A minha principal curiosidade era saber como é que o Sporting, jovem e algo inexperiente, justificaria o lugar que ocupa na Liga Zon-Sagres, contra uma equipa do mesmo nível. E nada melhor que o Porto para este teste, por vários motivos: primeiro, porque é uma equipa que não se deixa dominar sem ripostar na mesma moeda; segundo, porque fora o Porto que infligira ao Sporting a sua derrota mais pesada esta época, pelo que havia várias contas a ajustar.



O Sporting foi sempre superior ou igual e, em certos momentos do jogo, foi mesmo arrasador, deixando o Porto perplexo e completamente perdido em campo.

Se a primeira parte decorreu mais ou menos sem incidentes relevantes, quer dizer, sem oportunidades flagrantes para ambos os lados, o segundo período foi muito diferente.


Na  primeira parte o jogo decorreu mais ou menos equilibrado até cerca dos 25 minutos, altura em que o Sporting pegou na partida e encostou os portistas no seu meio campo. Apesar disso, não criou oportunidades flagrantes de golo e  o Porto foi-se sentindo confortável com a cavalgada inconsequente dos leões.
Os nortenhos nunca se desequilibraram verdadeiramente e cerca dos 40 minutos já tinham voltado a encaixar no desafio, que é como quem diz que deixavam o Sporting ir correndo, mas nuca perdiam oportunidade de se aproximar da baliza adversária, coisa que não conseguiram entre os 25 e os 40 minutos.


A segunda parte teve 10 minutos de equilíbrio. Depois o Sporting puxou dos galões de líder do campeonato - lugar que, já o disse antes, merece mais que ninguém - e transformou o tri-campeão nacional numa barata-tonta, sem conseguir ganhar bolas, sem conseguir sair do seu meio campo, a correr desalmadamente para conseguir acompanhar os jogadores do Sporting, que faziam o que queriam do meio campo nortenho.


E foi ai que apareceu o senhor Fabiano Freitas, guarda redes habitualmente suplente no Futebol Clube do Porto, que salvou os dragões da derrota, com uma mão cheia de defesas, três delas na mesma jogada, aos 74 minutos, a remate de Carillo e a recargas de Montero e Cédric.


O Sporting ainda teve mais uma oportunidade de golo, aos 81 minutos, por Vítor Silva, mas, mais uma vez, Fabiano, bem colocado e atento, evitou o tento dos leões.

O Sporting passou no teste do igual-para-igual e só não teve distinção porque o guarda redes dos dragões roubou-lhe a nota 20.

A TAÇA QUE NINGUÉM QUER

É verdade que a Taça da Liga parece ser uma competição menor no panorama português, mas um Sporting-Porto é sempre um Sporting-Porto!
www.abola.pt
 www.ojogo.pt

www.record.xl.pt

sábado, 28 de dezembro de 2013

2013 EM REVISTA #2





SHIT-CUP


O termo "shit-cup" ouvi-o da boca de um inglês a referir-se à Taça da Liga em Inglaterra. Em Portugal é o trofeu que ninguém quer ganhar, mas que, de repente, se torna o troféu que pode salvar uma época.


Começa amanhã a 2ª fase de grupos, com um apetitoso Sporting-Porto e termina dia 30 com um, não menos apetitoso, Nacional-Benfica.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ABBA: (UM POSSÍVEL) BEST OF


Um belo conjunto de músicas, muito apropriado para a quadra natalícia.

01 Chiquitita
02 Hasta Manana
03 Knowing Me Knowing You
04 The Winner Takes It All
05 Waterloo
06 When I Kissed The Teacher
07 Fernando
08 Super Trouper
09 Take A Chance On Me
10 Under Attack
11 Voulez Vous
12 Lay All Your Love On Me
13 Abba - Stars On 45 Video-Megamix
14 Thank You For The Music

A TODOS UM FELIZ NATAL!

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

NATAL À PORTA


Agora vai tudo para casa abrir os presentes, enquanto para trás fica um primeiro lugar partilhado por 3 equipas - coisa raramente vista - e um Arouca que acordou para ir ganhar 3-0 ao Gil Vicente, estádio onde até os maiores teem dificuldades.




O regresso, em Janeiro, há-de trazer um apetitoso Benfica-Porto, que irá certamente esclarecer algumas coisas entre o trio da frente.


domingo, 22 de dezembro de 2013

TAÇA DAS NAÇÕES DE FUTEBOL DE PRAIA


O histórico de confrontos entre Portugal e Brasil não era animador para as cores lusas e o que se passou hoje na Praia de Boa Viagem, no Recife, Brasil, confirmou a tradição: Portugal perdeu a final da Taça das Nações de futebol de praia por 7-4 contra o Brasil.


Maurício (Brasil) e Jordan (Portugal) foram os melhores marcadores do torneio com 5 golos cada e Maurício foi ainda considerado o melhor jogador.


JUNTARAM-SE OS TRÊS À ESQUINA...


Com o empate do Sporting, ontem, contra o Nacional da Madeira, temos três clubes em primeiro lugar, numa luta ombro a ombro entre os gigantes do futebol português.  A coisa anima!...

Porque é que o Sporting não ganhou? Porque o Nacional, para além de defender bem, soube sempre atacar com critério e isso manteve os leões apertados entre a necessidade de sair para a frente e o medo de sofrer um golo a qualquer momento.
www.abola.pt
 www.ojogo.pt

www.record.xl.pt
O Nacional foi rigoroso na defesa, mas muito acutilante quando tinha a bola e saía para o ataque. O nulo apenas reflete os cuidados defensivos que os madeirenses prepararam para Alvalade, por um lado, e, por outro, a incapacidade do Sporting de esticar o seu jogo habitual, resguardando a sua baliza contra o veneno dos nacionalistas.

sábado, 21 de dezembro de 2013

VICE-CAMPEÃO EUROPEU DE HÓQUEI FEMININO


 Portugal perdeu a final do Europeu de Hóquei em Patins Feminino, que decorreu em Espanha, em Mires, sendo derrotada por 7-0 contra a seleção espenhola.


Incapaz de contrariar a Espanha, Portugal terminou o jogo sem conseguir um único golo, o que demonstra bem a superioridade da seleção espanhola em todos os domínios do jogo.

FUTEBOL DE PRAIA: PORTUGAL-BRASIL NA FINAL

Depois de ganhar ao Uruguai 7-1, Portugal voltou a vencer na Taça das Nações, a decorrer em Recife, Brasil, agora a Suíça por 6-3.


Os golos foram apontados por Jordan (2), Alan, Rui Coimbra e Madjer (2).



Amanhã, domingo, Portugal decide o título com o Brasil, que ganhou ao Uruguai por 6-1.

HÓQUEI FEMININO: PORTUGAL NA FINAL






A Seleção Nacional de seniores femininos de hóquei em patins ganhou 7-1 à França e carimbou a presença na final do Campeonato da Europa de Mieres, Espanha.

Irá hoje defrontar a Espanha na derradeira partida do 12º Campeonato da Europa Seniores Femininos de hóquei em patins.



Portugal entrou determinado e aos 3 minutos já vencia por 2-0. Dominou durante toda a primeira parte até aos 6-0 com que se chegou ao intervalo. 

Na segunda parte Portugal foi gerindo a vantagem e o esforço, terminando o jogo a ganhar por 7-1.



Em finais de Campeonatos da Europa entre as duas seleções ibéricas, Portugal é quem leva a melhor, com duas vitórias (1999 e 2001), contra uma da equipa espanhola (2011). 



Na final de hoje, as duas equipas irão desempatar o número de títulos conquistados - 3 cada uma. A  Itália e a Alemanha - com 2 títulos -  e França com 1, triunfaram nas restantes edições.

HERÓIS POR UM DIA?

Porto e Benfica subiram provisoriamente ao 1º lugar da liga, pelo menos até logo à noite, quando o Sporting receber o Nacional da Madeira, num jogo que não será nada fácil e onde terá de provar, mais uma vez, que merece o lugar que ambiciona.

www.abola.pt
 www.ojogo.pt
 www.record.xl.pt
O Porto, não teve dificuldades com o Olhanense, que é, até ao momento, o pior coletivo da competição; o Benfica, depois de uma primeira parte indigna - o primeiro remate à baliza do Setúbal aconteceu aos 50 minutos! - acabou por remediar as coisas na 2ª parte.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

HÓQUEI FEMININO: PORTUGAL 8 - 3 FRANÇA


Portugal derrotou a França no Europeu de Hóquei em Patins Feminino e está provisoriamente em 1º lugar do Grupo A.

  

 Neste momento decorre o segundo jogo do grupo, entre a Espanha e a Itália.



www.facebook.com/depositorioauditivo
Uma música por dia

FUTSAL FEMININO: PORTUGAL FALHA FINAL


Portugal perdeu com o Brasil por 5-1 e falhou a presença na final do IV Torneio Mundial de Futsal Feminino.


Portugal aguarda agora o resultado do jogo entre a Espanha e a Rússia, de onde sairá o seu adversário para a disputa do 3º e 4º lugares.




www.facebook.com/depositorioauditivo
Uma música por dia


IV TORNEIO MUNDIAL DE FUTSAL FEMININO


 Decorre em Espanha, em Alcazár - ou Alcazár de San Juan - o IV Torneio Mundial de Futsal Feminino.





A equipa portuguesa, segunda classificada no grupo A, terá hoje, às 17:00, de medir forças com a formação do Brasil para disputar um lugar na final.


Na outra meia-final, Espanha e Rússia disputarão, às 19:30, o outro lugar na final.



www.facebook.com/depositorioaudditivo
Uma música por dia

EUROPEU DE HÓQUEI EM PATINS FEMININO


A seleção portuguesa de hóquei em patins feminina - vice-campeã europeia em título -, a participar no Europeu que decorre em Espanha, em Mieres, goleou ontem a Itália por 7-3.


Ao intervalo a vencer já por 4-0, susteve a resposta da Itália no 2º tempo, que reduzio 4-1.


A reação portuguesa foi imediata, aumentando para 7-1. As jogadoras italianas reduziriam na fase final para 7-3.



www.facebook.com/depositorioauditivo
Uma música por dia