quinta-feira, 1 de maio de 2014

O CLUBE DOS 100

A vitória de ontem de Neil Robertson sobre Judd Trump, no Campeonato do Mundo de snooker, podia não ter outra história para além do equilíbrio de todo o encontro, que terminou apenas à 24ª partida, num jogo que teria, no máximo, 25 partidas.


Mas durante este jogo, o australiano tornou-se o primeiro jogador de sempre a fazer mais de 100 entradas superiores a 100 pontos, numa só época.


Reza a história que, aos 17 anos, Neil Robertson pediu à mãe 500 libras emprestadas e saiu da Austrália para atravessar o mundo e tornar-se profissional de snooker em Inglaterra. Hoje é número 1 do ranking mundial e, entre prémios, publicidade e patrocínios, deve ganhar por ano, cerca de 1000 vezes o investimento materno - que, calculo, deve estar pago com juros!


Ontem teve um jogo titânico contra Judd Trump, onde esteve sempre a perder desde a 3ª à 21ª partidas. Empatou 11-11 à 22ª partida, passou para a frente e à 24ª partida fechou o encontro. Essa 22ª partida ficará para a história de Neil Robertson em particular e do snooker em geral, por ter sido a 101ª entrada superior a 100 pontos numa mesma época.


Neil Robertson não é um jogador exuberante. O seu jogo é baseado na concentração e na regularidade, não no espectáculo. É por isso que é mais respeitado que admirado.


Agora vai ter pela frente, nas meias finais, Marl Selby, o mestre das táticas defensivas. Com excepção de Barry Hawkins - que, apesar de tudo, está aqui por mérito próprio - chegaram a esta fase os três melhores jogadores do mundo em minha opinião; três estilos tão diferentes, três formas de jogo fascinantes e opostas ao mesmo tempo. Uma espécie de "seleção natural da espécie". Pelo menos um deles estará na final - ou mesmo dois, se Hawkins não fizer mais uma surpresa e ganhar a Ronnie O'Sullivan.

Sem comentários:

Enviar um comentário