quinta-feira, 27 de agosto de 2015

AGIR, REAGIR

VÍDEO:
CSKA 3 - 1 SPORTING

Para começar esta conversa, temos de ser claros numa questão: o Sporting foi prejudicado pela arbitragem em ambos os jogos contra o CSKA. Quer em Lisboa, o golo marcado por Doumbia, quer em Moscovo, o golo marcado pelo mesmo jogador, que colocou o resultado em 1-1, foram marcados com o braço. As repetições televisivas são claras. O Sporting foi eliminado devido a isso? Não. O Sporting foi eliminado porque não soube agir quando tinha de agir e, quando quis reagir, era tarde.


A posteriori todas as opiniões são válidas. Quando ontem disse aqui que, quem marcasse o primeiro golo teria vantagem na eliminatória, porque beneficiaria da desmotivação do adversário, não esperava que o Sporting - tendo conseguido esse primeiro golo, que lhe dava uma enorme vantagem no conjunto das duas mãos - abdicasse de sufocar o CSKA. Ainda para mais, quanto durante toda a primeira parte do jogo, os leões demonstraram um perfeito domínio da partida, concentrados, parecendo saber muito bem o que queriam e como consegui-lo.


Aos 15 minutos da segunda parte o CSKA conseguiu o golo do empate, golo esse que abanou o Sporting, parecendo-se esquecer que, apesar do empate, estava em vantagem na eliminatória. Além disso, era evidente que a equipa de Moscovo não era em nada superior ao Leões.


Enquanto abanava e não abanava, o Sporting, que devia reagir ao golo sofrido com a determinação que demonstrara na primeira parte, foi-se deixando levar por aquele futebol medíocre dos russos. Quando era tempo de agir, os Leões ficaram à espera da reação do CSKA, motivado pelo 1-1 conseguido mesmo em cima do intervalo, e consciente que com apenas mais um golo empatava a eliminatória. Nem a equipa portuguesa tentou pegar no jogo, nem a equipa de Moscovo parecia modificar o seu sistema de passes longos, a rasgar a defesa adversária, até porque esse esquema - que parece ser o único que o CSKA conhece - já lhe dera frutos.


Enquanto os russos iam tentando e os portugueses ficavam à espera, o CSKA faz o 2-1, empatando a eliminatória. E quando era tempo do Sporting reagir e procurar o empate, os Leões fizeram exatamente o contrário: enrolaram o jogo, à espera do prolongamento. Um erro tático que custou o 3-1 e a eliminação. Faltavam 5 minutos para acabar o jogo e a reação sportinguista foi infrutífera, tardia e mais desesperada que metódica.


Em 5 minutos pouco mais há a fazer, para quem está em desespero de causa, que lançar bolas para a área à espera de um erro da defesa adversária ou de um ressalto de sorte. Nada disso aconteceu e o Sporting vê-se fora da Liga dos Campeões, eliminado por uma equipa em nada melhor, em nada superior. Quando foi tempo de agir, os Leões nada fizeram; quando quiseram reagir, era tarde.

Liga dos Campeões: divisão dos potes
Hoje, às 21:30 de Portugal, quando o Belenenses entrar em campo para disputar a 2ª mão da pré-eliminatória de acesso à Liga Europa, já saberemos o destino das equipas portuguesas na Liga dos Campeões. Esperemos que os homens de Belém se juntem a Braga e Sporting na Liga Europa e que, ao mesmo tempo, a sorte esteja com Benfica e Porto no sorteio da Liga dos Campeões.

Sem comentários:

Enviar um comentário