VÍDEO:
CSKA 3 - 1 SPORTING
Para começar esta conversa, temos de ser claros numa questão: o Sporting foi prejudicado pela arbitragem em ambos os jogos contra o CSKA. Quer em Lisboa, o golo marcado por Doumbia, quer em Moscovo, o golo marcado pelo mesmo jogador, que colocou o resultado em 1-1, foram marcados com o braço. As repetições televisivas são claras. O Sporting foi eliminado devido a isso? Não. O Sporting foi eliminado porque não soube agir quando tinha de agir e, quando quis reagir, era tarde.
A posteriori todas as opiniões são válidas. Quando ontem disse aqui que, quem marcasse o primeiro golo teria vantagem na eliminatória, porque beneficiaria da desmotivação do adversário, não esperava que o Sporting - tendo conseguido esse primeiro golo, que lhe dava uma enorme vantagem no conjunto das duas mãos - abdicasse de sufocar o CSKA. Ainda para mais, quanto durante toda a primeira parte do jogo, os leões demonstraram um perfeito domínio da partida, concentrados, parecendo saber muito bem o que queriam e como consegui-lo.
Aos 15 minutos da segunda parte o CSKA conseguiu o golo do empate, golo esse que abanou o Sporting, parecendo-se esquecer que, apesar do empate, estava em vantagem na eliminatória. Além disso, era evidente que a equipa de Moscovo não era em nada superior ao Leões.
Enquanto os russos iam tentando e os portugueses ficavam à espera, o CSKA faz o 2-1, empatando a eliminatória. E quando era tempo do Sporting reagir e procurar o empate, os Leões fizeram exatamente o contrário: enrolaram o jogo, à espera do prolongamento. Um erro tático que custou o 3-1 e a eliminação. Faltavam 5 minutos para acabar o jogo e a reação sportinguista foi infrutífera, tardia e mais desesperada que metódica.
Em 5 minutos pouco mais há a fazer, para quem está em desespero de causa, que lançar bolas para a área à espera de um erro da defesa adversária ou de um ressalto de sorte. Nada disso aconteceu e o Sporting vê-se fora da Liga dos Campeões, eliminado por uma equipa em nada melhor, em nada superior. Quando foi tempo de agir, os Leões nada fizeram; quando quiseram reagir, era tarde.
Liga dos Campeões: divisão dos potes |
Sem comentários:
Enviar um comentário