domingo, 2 de agosto de 2015

AI JESUS!


Este blogg esteve propositadamente parado durante todo o ano de 2014/2015. Se a primeira intenção era fazer um espaço de notícias, principalmente nacionais, essa primeira intenção foi-se alterando durante este "ano sabático".

Do ponto de vista futebolístico, as férias desportivas de 2015 foram demasiado animadas para continuarmos calados por mais tempo:

Primeiro, a agitada transferência de Jorge Jesus - o treinador bicampeão nacional - do Benfica para o Sporting.

Todos sabem que eu não tenho especial simpatia por Jorge Jesus. Os benfiquistas preferem salientar os 9 troféus conquistados em 6 épocas ao serviço dos encarnados. Parece bom? Não, para mim!


Se pensarmos que desses 9 títulos, 5 correspondem à Taça da Liga - aquilo a que os ingleses chamam carinhosamente a "shit-cup", o que, traduzido para bom português, quer dizer "taça-de-merda" - então, o nosso amigo Jorge Jesus não fez mais que conquistar 4 troféus importantes em 6 anos. Vejamos: em 6 anos o Benfica teve em disputa de 30 troféus (Campeonato, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e uma das duas competições europeias de clubes, Liga dos Campeões ou Liga Europa). As contas são simples de fazer: o Jorge Jesus perdeu 21 troféus em 6 anos!!! Num clube como o Benfica, isso é pior que medíocre!

Para concluir: da minha parte, bye-bye Jorge Jesus. Que bom ver-te pelas costas!

Resta saber o que Rui Vitória poderá (e saberá) fazer neste Benfica. A esse, eu pessoalmente, dou (algum) beneficio da dúvida...

Em segundo, temos as aspirações do Porto para a época de 2015/2016:


Os azuis decidiram manter a confiança em Lopetegui, um treinador derrotado em toda a linha na época 2014/2015, salvando-se uma participação honrosa na Liga dos Campeões - de onde se sai com muitos euros, como sabemos -, apesar da humilhação na Arena de Munique, de onde saiu derrotado por um vergonhoso 5-1, coisa que, não se esqueçam, já tinha acontecido a ambos os rivais, Benfica e Sporting.

Quando olhei para a classificação da Primeira Liga da época passada, o Futebol Clube do Porto perdeu o campeonato por 3 pontos - mais uns golinhos de diferença - com a enorme desvantagem de ter perdido o confronto direto com o Benfica no seu próprio estádio, sem ter conseguido, depois, fazer o mesmo na Luz. Na verdade, como se dizia na altura do fecho das contas, eram 3 pontos que valiam 4; o Porto perdeu o campeonato, por uma derrota. Com a desvantagem dessa derrota ter sido no Dragão.

Sejamos sinceros: para um rapazinho que vem de Espanha, que demorou quase toda a primeira volta do campeonato a perceber o que tinha à disposição no plantel e como funcionava o futebol português, a coisa não foi nada má. Isso, se pusermos de lado o facto de outros treinadores realmente competentes, quer no Porto, quer no Benfica, quer no Sporting, "chegarem, verem e vencerem", sem mais desculpas!

O que realmente correu mal a Lopetegui, foi não ter conseguido manter os azuis e brancos nas outras competições nacionais, não ter conseguido que o Porto atingisse, pelo menos, a final da Taça de Portugal - que acabaria, naturalmente, de ter obrigação de ganhar.

Tão medíocre como Jorge Jesus no Benfica, mas com a desculpa da inadaptação!

Em terceiro, e para terminar, as (legitimas?) aspirações do Sporting:


Dizem as notícias que Jorge Jesus vai ganhar qualquer coisa como 6 milhões de euros por 3 anos, em troca da obrigação de meter o Sporting no topo de Portugal e da Europa. Já sabem a minha opinião: Jorge Jesus é uma fraude. Talvez me engane, mas vou-me fartar de rir!

A estrutura diretiva do Benfica tem uma década, está oleada, cada um sabe quem manda e quem obedece, todos já sabem o que teem de fazer, como e quando. Pelo contrário, o Sporting é um bebé de dois anos a aprender a andar. Cada um faz o que lhe vem à cabeça e o presidente bruno de Carvalho anda de cabeça à roda a correr para todo o lado, querendo ser bombeiro mas não passando de barata tonta.

O que Jorge Jesus sabe fazer bem é perder competições na reta final. Faz má preparação física das equipas, faz má estruturação a longo prazo - entenda-se para a época completa. Aconteceu em todos os anos no Benfica, salvando-se o 2014/2015, porque rapidamente desistiu de todas as competições excepto a Primeira Liga.

Se tudo correr na normalidade, o Sporting - (ainda) desorganizado e ansioso - vai dar o trambolhão habitual do Jorge Jesus na altura mais importante. E por "mais importante", entenda-se o final da época, Abril, Maio e Junho, quando as grandes equipas estão a disputar os jogos decisivos e as finais europeias, não se permitindo grandes falhas de concentração e falta de força nas canetas.


O grande fascínio do futebol, é que tudo o que tem a ver com o futuro pode estar errado, porque é um desporto em que a sorte tem um papel fundamental: uma bola que bate na trave e entra, uma bola que bate na trave e sai; um arbitro que comete um erro e um avançado que falha ou não em frente à baliza aberta. É por isto que o futebol é o desporto com mais adeptos e envolve tanta paixão: mesmo os mais fracos, teem sempre uma pequena hipótese de surpreender os mais fortes.

E o passado? Bem, esse, tirando as estatísticas e os registos oficiais, é paixão, pura paixão!

Sem comentários:

Enviar um comentário